Não é um salão.
Não é um spa.
Não é uma clínica.
Não é sobre cabelo.
Não é sobre corpo.
É tudo isso.
Um lugar que reúne
o cuidado do salão,
o acolhimento do spa,
o conhecimento da clínica,
o cuidado integral dos cabelos,
o bem-estar por completo.

Blog

Descamação: o que fazer se ela surgir? 

A descamação no couro cabeludo pode ser detectada em uma consulta com o tricologista, por meio de uma análise, uma visão ampliada do couro cabeludo. 

Por exemplo, o paciente lava o cabelo de forma correta, tem uma frequência de hábitos saudáveis, mas, ainda assim, sente uma leve coceira, uma irritação no couro cabeludo e resolve ir ao tricologista ou terapeuta capilar para entender o que está acontecendo. 

Então, quando se coloca aquele aparelho de vídeo dermatoscópio no couro cabeludo, é possível ver uma quantidade enorme de descamação e dermatite, que chega a assustar.

Descamação: dermatite seborreica

Acontece que as pessoas que têm uma tendência a oleosidade e a caspa, porque isso é geneticamente pré-estabelecido, há situações que pioram o problema. 

Sabemos que o estresse que nós estamos vivendo atualmente com a pandemia, o trabalho do dia a dia e até o uso incorreto de produtos pode ocasionar um agravamento desta descamação. 

Mas será que isso tem cura? Infelizmente não, só tem controle.  Por isso, muitas pessoas se perguntam qual é o produto adequado, o que precisam fazer para não ficar usando remédio de forma contínua.

Como tratar o couro cabeludo e a descamação? 

Então, a resposta é: existem linhas de produtos naturais, como a de melaleuca do Mariá Spa do Cabelo, que ajudam a controlar a descamação. 

Melaleuca é um tipo de óleo essencial. Então, na nossa linha de produtos, há um blend de óleos que ajudam a controlar a descamação de uma forma natural, ou seja, você consegue equilibrar a produção do sebo. 

Por isso, eu digo que a linha é feita com um blend de óleos. 

Não adiantaria eu pingar melaleuca pura no couro cabeludo, porque pode ressecar demais, limpar demais, o que ocasionaria um efeito rebote e aumentaria ainda mais a descamação. 

Então existe um equilíbrio nesse blend, com um princípio que atue na limpeza, mas também um pouquinho de hidratante, para não prejudicar o manto hidrolipídico. 

Essa é a formulação da nossa linha para controle de oleosidade, a qual, de forma natural,  consegue evitar a descamação. 

Cuidados em casa também são necessários

Mas é óbvio quando nós realizamos os Protocolos de tratamento aqui no Spa, seja o protocolo anti-seborreico, o protocolo de microbioma e equilíbrio, com auxílio de algumas técnicas específicas e de aparelhos também específicos, se potencializa a ação dos produtos. 

E, assim, os produtos vão fazer o seu papel na linha home care. No Spa você faz as sessões, para essa limpeza mais profunda e também os aparelhos que têm uma ação anti-inflamatória. 

Porque a seborreia nada mais é do que uma microinflamação da região, com excesso de produção de oleosidade e um desequilíbrio da produção do fungo malassezia furfur, que vive na superfície do couro cabeludo em uma pessoa predisposta. 

Então, há vários aparelhos com ação anti-inflamatória, incluindo laser, que fazem esse papel de tratamento. 

Além disso, em casa você vai usar a linha de melaleuca e, assim, consegue solucionar. 

Avaliação dermatológica 

Claro que em casos extremos e severos é necessária a avaliação do dermatologista, porque algumas vezes vai haver necessidade de uso de produtos mais potentes, como os corticosteroides. 

Por isso que eu digo: cabelo saudável, couro cabeludo saudável, necessita de acompanhamento.  Esse tipo de couro cabeludo precisa ser constantemente reavaliado, para saber se naquele período ele precisa de um tratamento mais agressivo ou de um tratamento mais suave, para manter a homeostase da região.

Leave a Comment:

×